terça-feira, 19 de outubro de 2010

Nossa representante para a Expedição Missionária Salesiana na Amazônia

Esse ano enviaremos uma representante para o grupo que passará um mês evangelizando na Amazônia. Por ser mais extensa, do que as missões, e por ser em um local mais distante da nossa realidade, o representante deveria ser algum membro experiente e que se sentisse chamado.

Temos a alegria de anunciar que temos sim, em nosso grupo alguém capacitado para ir, vocês poderão acompanhar agora um pouquinho da história dela...


***

Olá!

Meu nome é Mariana, faço parte do GAM Liceu Campinas há aproximadamente seis anos e vou contar aqui um pouquinho de minha jornada como voluntária salesiana.

Tudo começa em 1995 quando minha mãe me matriculou no Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas. Isso era um sonho dela, pois, como campineira, sempre admirou o colégio. Tenho muito boas lembranças do Liceu. Muito do que aprendi lá, mais do que o conhecimento técnico e científico, foi base da formação de meu caráter e meu senso crítico, fundamentais para meu ingresso na faculdade. Alegro-me em dizer que, aqueles que foram meus mestres hoje são grandes amigos.



Primeira Semana Missionária: missionários oram no retorno
à Campinas, sob a proteção de N. Sra. Auxiliadora


De 2001 a 2008 participei do FEST – Festival da Juventude Salesiana – pelo Grupo de Dança Corpo & Arte Liceu, sempre muito elogiado (inclusive pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez, sucessor de D. Bosco, o fundador da Congregação Salesiana). Esse Festival é fonte de muita alegria entre os jovens por ser um momento especial de descontração, integração e manifestações artísticas.

Em 2003 fui convidada a participar da PJE – Pastoral da Juventude Salesiana – e no ano seguinte fui eleita coordenadora. E nesse mesmo ano, fui à minha primeira Semana Missionária em Bragança Paulista, onde me apaixonei pela ação missionária (apesar do intenso frio!!). Repeti a dose em 2005 na Semana Missionária de São Carlos e acolhi duas jovens que me consideraram exemplo de missionária, Karen e Diana. Também participei do Projeto Voluntariado Jovem (VJ) no Lar dos Velhinhos de Campinas e recebi um certificado no dia de minha formatura, foi emocionante!



Karen, Leandro (uma criança muito especial) e eu em São Carlos, 2005


Depois de um período de crise, o GAM Liceu Campinas voltou cheio de energia em 2008 e fomos em missão a Santa Bárbara D’Oeste, um lugarzinho muito simples, mas com uma fé exemplar! A comunidade local estava construindo uma nova sede para sua igreja e nós colaboramos para que não desanimassem. Um bem não só para eles, mas para a nossa identificação como grupo missionário também.

Em 2009 tivemos uma Missão um pouco mais complicada em Ubatuba/Caraguatatuba. Era verão, ou seja, alta estação na cidade e os moradores alugavam suas casas para os turistas. Mesmo assim, passamos por momentos muito gratificantes com as crianças (que nunca tinham diversão nessa época de férias) e uma vigília muito bonita até o alto (e põe alto nisso!) de um morro, onde seria construída uma nova igreja num local muito significativo para a população. Ah, claro, também pudemos curtir uma praia rápida no dia do missionário! Pude jogar água à vontade nos meus quatro acolhidos: Karen (ela de novo), Leandro, Josimar e Leandro S. (esse é outro).



Missionários e comunidade de Barueri em janeiro de 2010


Em 2010 tive duas experiências extraordinárias: a Missão de Barueri e o 1º Congresso Voluntário Missionário Salesiano do Cone Sul. Na missão fomos bem-sucedidos, deixando a semente para um grupo de jovens muito animados e muitas amizades (além das saudades!). Acolhi mais um jovem, Fernando, que é lindo (foi a frase da Missão, na realidade significa “por favor”...) e até dei entrevista para um vídeo da Inspetoria de São Paulo. No Congresso tive contato com Salesianos do Brasil inteiro e com os hermanos do Chile, Equador, Argentina, Uruguai, Paraguai e também de Angola. Foi uma experiência única que eu espero que renda muitos frutos, ainda esse ano.

O GAM este ano está cada vez mais animado e integrado e tenho certeza de que a Missão de Itaquera em 2011 será ainda mais produtiva. São coisas assim que motivam um missionário. Amor, fé, animação, esperança, sorrisos, abraços, vontade de mudar, iniciativa, amizade e até um pouquinho de saudades em cada lugar que visitamos deixamos um pouquinho de nós mas também guardamos dentro de nós o brilho de cada comunidade... Sabe que eu não sei o que seria de mim se eu não fosse missionária?

Até mais!

“Espalhar amor é sua grande missão”. DOM BOSCO (1815-1888)

Mariana Moraes

3 comentários:

  1. Aewww minha madrinha! =D
    Vai arrebentar la no Amazonas!

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber que temos você em nosso grupo, Mariana =D
    Leve todo esse seu carisma para o Amazonas e com a certeza de Deus você plantará muitas sementes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Agradeço o carinho meus LINDOS! Toda essa energia será necessária e muito bem-vinda!
    Valeu, espero que vcs sejam os próximos!

    ResponderExcluir