segunda-feira, 11 de abril de 2011

Como estamos seguindo Jesus?

No dia 2 de abril integrantes dos GAMs Liceu e São José e os outros jovens atuantes na comunidade do Liceu se reuniram para participar do Kairós. Evento no qual as pastorais jovens salesianas reservam um tempo do seu fim de semana para refletir sobre o que significa a quaresma e intensificar nossa relação com Deus.

ampulheta123

Kairós significa “tempo oportuno”, pra nós tempo de Deus, um tempo espiritual, já que Chronus seria o tempo presente, tempo do homem. Esse momento de Kairós é o momento no qual buscamos misturar os dois tempos e nos aproximar um pouco mais Dele. Acontece durante a quaresma por ser a época do ano em que mais nos dedicamos a nossa reflexão interior e aproximação com o nosso espiritual e dessa forma entender que o nosso tempo na Terra é passageiro e que o tempo do espírito é o tempo com o qual realmente devemos nos preocupar.

Com isso podemos observar na leitura tema do Kairós deste ano:

“Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?”. Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”. O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?”. Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.” (Mt 19, 16-22)

jovem-rico-2

Portanto podemos nos perguntar:
Quais os mandamentos ele lhe mandaria observar? E por quê?
Alcançar a vida eterna por quê? Como isso te beneficia aqui na Terra?
O que te falta?
Ele pede para o jovem se desapegar das coisas. E você, a que objetos e sentimentos precisa se desapegar?
O que Jesus quer dizer pra você quando diz: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”?

Respondendo essas perguntas podemos observar que Jesus nos mostra que para atingir a vida eterna basta viver esses ensinamentos e nos desapegarmos das coisas que nos impedem de segui-lo plenamente.

Tito Conte

Nenhum comentário:

Postar um comentário