sexta-feira, 29 de abril de 2011

A motivação de nosso trabalho...eis a Espiritualidade Salesiana!

Até agora, neste blog, nós falamos sobre quem somos, sobre nossas atividades e tudo o que viemos realizando nesses últimos meses, mas, como já foi visto aqui, não somos um grupo isolado. O GAM trabalha junto ao colégio na sua festa junina, junto ao oratório em seu encontro regional e junto à paróquia na missão jovem. Bem como junto com outros GAMs na missão em Janeiro.

Isso tudo acontece, pois estamos inseridos em algo maior, algo que chamamos de Família Salesiana, ou seja, todas as pessoas e grupos participantes da congregação que foi criada mais de um século atrás e hoje é alimentada e animada pelo carisma e pela filosofia de seu criador, o padre italiano Dom Bosco, santo considerado pela comunidade católica como pai e mestre da juventude.

clip_image002

Dom Bosco, pai e mestre da juventude

Porém, cada família possui traços e costumes diferentes, cada uma tem suas particularidades, e não seria diferente com a nossa. Com sua vida de trabalho dedicado integralmente a salvação da juventude e sua fé de que Deus quer o bem de toda a humanidade, Dom Bosco nos deixou muitos ensinamentos, exemplos, e crenças. E ao conjunto de valores que nos foi transmitido, damos o nome de Espiritualidade Salesiana.

Dessa forma, podemos perceber que, neste caso, a palavra “Espiritualidade” tem um caráter prático, pois vem do testemunho de vida que Dom Bosco nos deu. Com nosso mestre aprendemos:

  • Que toda pessoa é criada para o bem (pois é uma criatura de Deus) e caminha para o bem, tem possibilidade de evolução. Dessa forma, possuímos um prisma de otimismo e esperança frente às situações.

clip_image001[4]Devemos ser otimistas

  • Deus se faz presente em nosso dia-a-dia e cabe a cada um de nós se empenhar para perceber os sinais de sua presença. Nossa vida deve ser uma constante experiência de Deus.
  • Devemos unir a oração ao trabalho. Fazer cada momento de nossos afazeres um momento de conversa com Deus, para nos fortalecemos em nossa fé através da oração do cotidiano.
  • Devemos ter alegria (e não euforia) em nossos corações. Alegria verdadeira que é alimentada pelo amor a Deus e aos irmãos. Dessa forma, não faltarão motivos para sermos gente de festa.
  • Dom Bosco foi um grande homem, porém no final de sua vida, deixou bem claro: “Foi Ela quem tudo fez”. Quando disse isso se referia a sua mestra, a grande mãe Maria Auxiliadora, a quem Dom Bosco nos ensinou a crer, amar, e pedir ajuda. É ela  quem roga por nós em todos os momentos de nossa vida.

clip_image003

Maria, auxílio dos cristãos, rogai
por nós
que recorremos a Vós!

  • Por fim, Dom Bosco nos deu um grande exemplo de humanidade. Era um homem de Deus que agia no mundo, seu trabalho envolveu jovens pobres, marginalizados e até mesmo presos. Assim também devemos ser, trabalharmos em prol da sociedade, ajudarmos os irmãos mais necessitados e periclitantes, estarmos inseridos nas diversas realidades a nossa volta e lutarmos por um mundo melhor.

Fábio Villar

Nenhum comentário:

Postar um comentário